Orçamento
Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook

FIAT TORO CONQUISTA QUATRO ESTRELAS NO TESTE DE SEGURANÇA DO LATIN NCAP

 

A Fiat Toro fabricada no Brasil conquistou quatro estrelas no teste de segurança do Latin NCAP, tanto para adultos quanto para crianças. A unidade testada era da versão básica da picape e equipada com apenas dois airbags, o mínimo exigido pela lei local. Vale lembrar que a Toro foi a segunda picape mais vendida no Brasil em 2017, segundo a Fenabrave.

 

Dos 34 pontos possíveis na avaliação da segurança de adultos, a picape conquistou 29,4 pontos. Já a proteção a crianças somou 36,9 pontos dos 49 possíveis.

 

Segundo o órgão, a proteção à cabeça, pés e parte superior das pernas do motorista se mostrou boa durante um impacto dianteiro, mas foi considerada apenas adequada no tórax e na parte inferior das pernas. No teste de colisão lateral, o cenário é pior: cabeça e quadril tem boa proteção, mas o tórax tem proteção considerada marginal. A proteção ao passageiro dianteiro é boa para cabeça e pernas, porém apenas adequada para o tórax.

 

No teste de colisão dianteira, a estrutura foi considerada estável e a proteção a crianças foi boa porque a picape oferece cinto de três pontos para todos os passageiros, além de Isofix. O assoalho teve deformação insignificante, o que evitou perda de pontos na proteção dos pés dos passageiros.

 

Na avaliação que simula uma batida lateral e é bem mais rigorosa a Toro também teve bom desempenho na proteção de todos os passageiros. O Latin NCAP também testou a Toro mais completa, com seis airbags, mas essa avaliação não foi considerada para definir a pontuação final do carro. Isso porque o órgão avalia sempre o desempenho do carro com itens de série, não com opcionais. Atualmente, o pacote de seis airbags é vendido como opcional, por R$ 6 mil.

 

 

Proteção a crianças

 

Para o Latin NCAP, o sistema de proteção de crianças "foi capaz de impedir o
deslocamento para frente no impacto frontal", o que garantiu boa proteção para a cabeça e peito. No entanto, o boneco que simula uma criança de um ano e meio teve proteção marginal para o peito durante o impacto frontal.
 
Já no teste de colisão lateral a proteção às crianças foi boa. Porém, o órgão criticou a sinalização e as instruções para a fixação de cadeirinhas no sistema Isofix. Segundo o Latin NCAP, a Toro "não cumpre com os requisitos" exigidos para facilitar o uso do sistema.
 
Controles de tração e estabilidade
O modelo só conseguiu conquistar quatro estrelas no teste do Latin NCAP porque é equipado em todas as versões com controles de tração e estabilidade. Essa tecnologia foi avaliada em uma avaliação específica e funcionou "sem problema nenhum", segundo o órgão.
 
 
 
 

 

 

 

 

FONTE: https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2018/03/fiat-toroconquista-quatro-estrelas-no-teste-de-seguranca-do-latin-ncap.html

Voltar